sexta-feira, 15 de março de 2013

Cura da AIDS: 14 adultos receberam cura funcional contra HIV


Recentemente, ganhou destaque a notícia de que um bebê nos Estados Unidos foi curado de uma infecção do HIV (vírus que pode levar a pessoa a desenvolver AIDS) por ter recebido tratamento logo nos primeiros dias de vida. Agora, um grupo de pesquisadores mostrou que a “cura” por tratamento precoce pode beneficiar não apenas crianças, mas adultos também.
Asier Sáez-Cirión e sua equipe analisaram 70 pacientes que foram tratados com terapia antirretroviral (o famoso “coquetel anti-AIDS”) pouco tempo depois (de 35 dias a 10 semanas) de descobrir que estavam infectados. Normalmente, há um intervalo de três anos entre a infecção e sua descoberta e início do tratamento.
Os antirretrovirais podem manter o vírus “sob controle”, mas têm efeitos colaterais (como elevação do risco de desenvolver hipertensão e diabetes) e, por essa e outras razões, é comum que pacientes abandonem o tratamento depois de alguns anos. Nesses casos, o vírus tende a se multiplicar consideravelmente, colocando a saúde da pessoa em risco.
Todos os 70 pacientes avaliados pela equipe de Sáez-Cirión haviam interrompido o tratamento há anos. Contudo, em 14 casos, o vírus continuou mantido sob controle, mesmo sem a ajuda de medicamentos. De acordo com a pesquisadora Christine Rouzioux, o tratamento precoce pode ter reduzido o “reservatório” de vírus e diminuído sua diversidade, além de preservar o sistema imunológico a ponto de permitir o controle – uma “cura funcional” (não “completa”, pois a infecção permanece).
Os autores do estudo não descobriram por que apenas uma parte dos pacientes foi “curada”, mas destacam que “o tratamento com antirretrovirais precoce e prolongado pode permitir que alguns indivíduos com histórico desfavorável obtenham um controle de longo prazo da infecção, e isso pode trazer implicações importantes para uma cura funcional do HIV”.[Reuters, io9, PLoS Pathogens]

FONTE:HYPESCIENCE

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Rádio Zona Online